Proposta para o
atendimento na
Sala de Atendimento
Educacional Individualizado (SAEE) – 2016
Professora: Caroline
Kempfer Bianchini
Na SAEE (nova
nomenclatura que abarcará SRM e SD) serão atendidos os estudantes com
necessidades educacionais especiais – NEE, através de um olhar atento aos seus
perfis e características. Aqueles pertencentes ao público alvo do Atendimento
Educacional Especializado – AEE, das Salas de Recursos Multifuncionais – SRM,
também receberão atendimento na SAEE de nossa Escola, visto que a SRM será
implantada posteriormente, conforme orientações da Secretaria Municipal de
Educação – SMED, com os recursos e materiais do Ministério da Educação – MEC.
A SAEE, na EMEF Maria
Emília de Paula, terá como proposta o avanço e a consolidação da ALFABETIZAÇÃO
dos estudantes com necessidades educacionais especiais – NEE, bem como dos que
apresentam significativas dificuldades na aprendizagem, mesmo que não possuam
laudo médico. Também será trabalhado o desenvolvimento do raciocínio
lógico, questões de autoestima e corporeidade, em casos específicos que estejam
interferindo na aprendizagem.
Esta está montada com
materiais, equipamentos, recursos, acervo bibliográfico que contemplam o
atendimento. Os materiais foram disponibilizados pela própria Escola, ou pela
mantenedora, além disso, jogos serão confeccionados para atender as
necessidades dos grupos em benefício de suas aprendizagens. E, é
responsabilidade da SMED, junto com o setor específico (NAPPI) e da EMEF Maria
Emília de Paula, compreendido aqui pela professora responsável pela SAEE e
Equipe Diretiva, desenvolver métodos, estratégias e ações que propiciem o
sucesso dos/as estudantes, dentro de suas especificidades. Propomos um espaço
acolhedor, desafiador, que envolva e desperte nos estudantes o desejo de
aprender sempre mais. A valorização das habilidades, competências e
potencialidades de cada um norteará o trabalho, levando em conta as diferenças.
O atendimento será em
grupos e nesta perspectiva é importante ressaltar as capacidades e individualidades,
a fim de resgatar a autoestima e construir novas aprendizagens.
A Sala e sua proposta
foram pensadas com o grupo de professores em 2015 e o foco na alfabetização foi
definido em reunião pedagógica, pois se considerou como um dos problemas nesta instituição,
para um número expressivo de estudantes, ao final do bloco pedagógico e
posteriores reflexos nos anos seguintes. Desta forma, pensamos em manter o
foco.
O profissional da sala
complementará o trabalho do professor titular.
Assim, o objetivo do
trabalho é apoiar, complementar, suplementar as aprendizagens, promovendo o
desenvolvimento das potencialidades de cada estudante que apresenta NEE e
outros que apresentam demais dificuldades.
Ações referentes à
inclusão estão sendo desempenhadas há alguns anos em nossa Escola, como
adaptações do prédio, projetos de turmas, encaminhamentos ao Núcleo de Apoio e
Pesquisa ao Processo de Inclusão – NAPPI, Adaptação Curricular Individualizada
– ACI, reflexões sobre o tema, etc., o que configura que as pessoas com
deficiência – PcD estão participando, aprendendo e sendo valorizadas nas
atividades escolares.
O NAPPI conta com:
psicólogas, psicopedadogas, fisioterapeuta e assistente social. Além destes profissionais, é
fundamental o empenho das famílias que buscam fora da rede de ensino apoio para
seus filhos, com especialistas médicos, terapeutas, ou com instituições como
CRAS, APAE, clínicas, enfim.
Com este atendimento
estamos ampliando os direitos destas pessoas, e, além disso, estaremos contemplando
a Resolução CME/CEINC nº 011/2011, que instituiu diretrizes para a Educação
Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no Sistema Municipal de Ensino de
São Leopoldo – SME/SL. Tal norma afirma e dá a garantia do direito à educação
de todos/as, bem como a responsabilidade das mantenedoras e das instituições
educativas em desenvolver métodos, estratégias, ações, entre outros, que
corroborem para o sucesso de todos/as estudantes em sua vida escolar.
Além disso, com a Sala
da Diversidade (nome que possuía inicialmente) atendemos a uma reivindicação
da comunidade escolar e da sociedade leopoldense que no Documento Final da II
Conferência Municipal de Educação de São Leopoldo – COMED/2012, constatou e
apontou a necessidade, expressa nas diretrizes dos Eixos, de uma proposta de
Educação Inclusiva com espaços e ações inseridos diretamente nas escolas
(Parecer CME/CEINC nº 047/2014). Solicitação reafirmada na III COMED, em 2015 e
expressa no Plano Municipal de Educação de nossa cidade, no mesmo ano. Espaços e
ações inseridos diretamente na Escola para atender com maior agilidade os
casos.
Desta forma, em 2015 a EMEF Maria Emília de Paula implantou
a Sala da Diversidade, em que iniciamos com carga horária de 20h este
atendimento, em horários que não comprometam o funcionamento de outras
atividades escolares. Carga horária que se mantém em 2016. Para isso estamos
considerando os princípios da LDBEN nº 9.394/96, dentre eles, que os/as
estudantes devem ter igualdade de condições para o acesso e permanência na Escola,
com atendimento de qualidade.
A Educação Especial, na
perspectiva da educação inclusiva, é uma das modalidades da Educação Básica,
então nesta proposta consideramos as diversas formas de aprender e de ser de
cada sujeito. Serão elaborados os Planos de AEE para os estudantes, as
Adaptações Curriculares Individualizadas – ACI, para aqueles que são público da
SRM, bem como as Flexibilizações para os estudantes que necessitarem de amparo
mediante este documento. Tais documentos serão elaborados pela professora
responsável pelos atendimentos, pela Supervisora e professores R1 e R2, com
intuito de haver integração entre as ações de todos/as profissionais
envolvidos. Além disso, os familiares deverão ter ciência da existência e
direito de seus filhos terem este amparo em seus estudos.
Destacamos que há
respaldo do grupo de professores e do Conselho Escolar para que os atendimentos
semanais ocorram e estamos cientes que a SRM será implantada na EMEF Maria
Emília de Paula, visto já haver indicativos no Censo Escolar e solicitação da
Secretaria ao Ministério da Educação - MEC. Porém, por ainda não haver a SRM
com os recursos enviados pelo MEC aqui, atualmente, os estudantes são
matriculados na SRM da EMEF Santa Marta, e na SRM-2 da EMEF Irmão Weibert, com
aval e mediante orientação da SMED.
Então, teremos em nossa
Escola o espaço da SAEE, que abrangerá a SRM e a SD. Este atendimento é
valorizado na perspectiva da educação inclusiva, o que está descrito e
comprovado na Resolução CME/CEINC nº 011/2011, artigo 3º. Frisamos ainda, que
desde o início do trabalho proposto nesta EMEF já estaremos contemplando os
artigos 15 e 19 da citada Resolução:
Art. 15 [...]
VII - O
AEE deve acontecer no turno inverso à escolarização do/a aluno/a e nunca
substitutivo às classes comuns.
[...]
Art.19 O AEE não pode ser
substitutivo à escolarização e deve ser realizado no turno inverso ao da classe
do ensino comum, na própria escola do/a aluno/a se esta possuir Sala de
Recursos Multifuncionais - SRM, em outra escola comum que possua SRM ou em
centro especializado que realize esse serviço educacional.
O atendimento
educacional especializado - AEE, então é compreendido como o conjunto de
atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional
e continuamente, integra a proposta pedagógica da Escola, envolve a
participação da família para garantir pleno acesso e participação dos
estudantes. Além disso, caracteriza-se por atendimento pedagógico e não
clínico.
Propostas e objetivos da SAEE 2016:
1) Proporcionar ações para o avanço e a consolidação da alfabetização dos/as estudantes com necessidades educacionais especiais – NEE;
Promover a escrita e a leitura;
2) Desenvolver o raciocínio lógico;
3) Desenvolver a autoestima;
4) Sensibilizar os/as estudantes quantos a sua corporeidade;
5) Propor um espaço acolhedor, desafiador, que envolva e desperte nos/as estudantes o desejo de aprender sempre mais;
6) Complementar o trabalho do/a professor/a titular;
7) Apoiar, complementar, suplementar as aprendizagens, promovendo o desenvolvimento das potencialidades de cada estudante que apresenta NEE e outros que apresentam demais dificuldades;
8) Desenvolver métodos, estratégias e ações, que auxiliem no sucesso de todos/as estudantes em sua vida escolar;
Dentre as atividades dos Planos de AEE de 2016 destacamos também:
Propostas e objetivos da SAEE 2016:
1) Proporcionar ações para o avanço e a consolidação da alfabetização dos/as estudantes com necessidades educacionais especiais – NEE;
Promover a escrita e a leitura;
2) Desenvolver o raciocínio lógico;
3) Desenvolver a autoestima;
4) Sensibilizar os/as estudantes quantos a sua corporeidade;
5) Propor um espaço acolhedor, desafiador, que envolva e desperte nos/as estudantes o desejo de aprender sempre mais;
6) Complementar o trabalho do/a professor/a titular;
7) Apoiar, complementar, suplementar as aprendizagens, promovendo o desenvolvimento das potencialidades de cada estudante que apresenta NEE e outros que apresentam demais dificuldades;
8) Desenvolver métodos, estratégias e ações, que auxiliem no sucesso de todos/as estudantes em sua vida escolar;
Dentre as atividades dos Planos de AEE de 2016 destacamos também:
Atividade desenvolvida a partir do interesse do estudante Pedro Misael do 4º Ano1 - manhã que participa da SAEE com a professora Carol.
O Pedro adora trabalhar na terra e gostaria de arrumar a horta da escola. A professora Carol percebendo a vontade do menino em realizar a reforma da horta começou a pensar como poderia motivá-lo com esse trabalho para incentivar a alfabetização e letramento.
Então, alguns professores notando essa vontade da professora em fazer algo diferente e motivador para ele decidiram ajudar os dois e ainda sugeriram em realizar um mutirão dos pais das turmas da Educação Infantil para contribuir com o trabalho, pois estavam realizando atividades de Meio Ambiente. A horta da Escola não estava muito organizada e a partir deste mutirão ganhou uma cara nova e ficou bem pronta para o plantio. Agora a horta está preparada para receber os alunos da Escola em suas vivências e descobertas sobre este espaço.
O Pedro ficou muito contente em toda tarefa e assim, a nossa horta ressurge com muito carinho e dedicação com o empenho de pais, professores e estudantes.
Gratidão à todos que ajudaram neste trabalho, a nossa horta ficou linda!!
E segue a baixo, algumas fotos do mutirão!
Assim, Valorizamos as habilidades, competências e potencialidades de cada estudante.
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