História da Escola Maria Emília de Paula

Histórico da Escola 


As atividades na escola iniciaram no dia 19 de maio de 1994. Pesquisando sobre a forma como foi processada esta conquista, concluímos que foi o resultado de uma reivindicação dos moradores do Bairro Jardim Luciana. Os trabalhos na escola iniciaram-se com um grupo composto por cinco professoras e uma funcionária, atendendo a um total de 87 alunos. De março a maio de 1994, as atividades letivas dos alunos ocorreram na EMEF Professor José Grimberg. Atualmente, a escola conta com 265 alunos (distribuídos em turmas de Educação Infantil à 6º ano), 26 professoras, 2 estagiárias da Educação, 1 secretária escolar e 10 e funcionários terceirizados (limpeza, merenda, portaria e vigilância).
Desde sua fundação, a escola já passou por diversas ampliações e modificações:
- 1994: Início das atividades escolares no Anexo da Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Professor José Grimberg;
- 1998: Ampliação e inauguração do Anexo Jardim Luciana;
- 1999: Criação da EMEF Maria Emília de Paula;
2003: Ampliação e inauguração da Biblioteca, Secretaria, Salas de Professores, Direção, Supervisão, do refeitório, cozinha e despensa;
2006: Inauguração da Quadra Poliesportiva da escola;
- 2014: Inauguração de duas salas para Educação Infantil.
            Os alunos da escola são, na sua maioria, moradores do Bairro Jardim Luciana, mas também atendemos demanda de localidades próximas a nossa. Percebemos que grande parte dos alunos é atendida nas suas necessidades básicas e possuem referencial familiar, ou seja, adultos responsáveis pelo seu processo de desenvolvimento. As famílias mostram-se parceiras ao trabalho desenvolvido; participam, opinam, auxiliam. Contamos com um CPM e Conselho Escolar que se mostram disponíveis aos chamamentos e engajados na realização do que é proposto.  
              De acordo com a filosofia da escola, incentiva-se que os profissionais procurem desenvolver uma proposta de trabalho que contribua para o desenvolvimento dos alunos, em sua totalidade, ou seja, levando em conta aspectos relacionados à construção do conhecimento e da aprendizagem, mas que também procurem desenvolver e vivenciar valores necessários ao desenvolvimento integral dos estudantes. As práticas pedagógicas exercidas pelos profissionais em educação ainda são diferenciadas, mas são realizados constantes encontros e reuniões pedagógicas e de estudo, que visam aproximar o trabalho, bem como traçar e perseguir alguns objetivos comuns.


Nenhum comentário:

Postar um comentário