As vivências da turma da Educação Infantil- 5 anos (turno Manhã)
Projeto: Alimentação Saudável!!!
Professora Sílvia B. S. Klassmann
O projeto foi pensando para promover o contato da turminha com alimentos saudáveis e nutritivos, e possibilitar o entendimento do que uma alimentação equilibrada pode trazer benefícios para a saúde. A duração do projeto será de 4 semanas, até final do mês de novembro.
Então, para iniciar o projeto os alunos assistiram um vídeo sobre a alimentação saudável e foi explicado a importância de comer alimentos nutritivos.
Além de proporcionar o entendimentos sobre o que são vitaminas, minerais e outros nutrientes, também têm como objetivo motivá-los a provar alimentos que não gostam ou nunca degustaram, e assim estimular que apreciem as comidas oferecida na escola.
Durante o projeto estamos contando com o auxílio da Nutricionista Ivanir que também é a estagiária da turma, sendo assim, realizamos uma surpresa para as crianças dizendo que teriam uma visita de uma pessoa muito especial que conversaria com eles sobre o Projeto. A Nutri Ivanir entrou na sala e bateu um papo com a turminha explicando a função, que cada tipo de alimento, desempenha em nosso corpo.
Em outro momento a nutri realizou uma receita de bolo de banana que leva ingredientes integrais, com pouca adição de açúcar, banana com casca e também aveia. As crianças ajudaram a Nutri fazer a receita, provaram vários tipos de aveia e compreenderam a diferença entre açúcar refinado e o mascavo. E ao final de toda a vivência eles degustaram o bolo e aprovaram essa receita saudável.
Outra atividade realizada foi o suco verde (suco de couve e abacaxi) e que as crianças entenderam que ele é um suco saudável e muito nutritivo. As crianças viram todas as etapas do suco, os ingredientes que foram utilizados e também o apreciaram ao final da receita. Os ingredientes do suco: 1 abacaxi, 4 folhas de couve, suco de um limão e adoçar com açúcar. Apenas duas crianças não apreciaram o suco e a maioria da turma provou e repetiu.
O projeto continuará ainda por duas semanas e logo postarei as próximas vivências da turma.
Projeto: Cupcakes de amor!!!
Professora Sílvia B. S. Klassamann
A atividade que será relatada foi realizada para terminar o Projeto Criança feliz, o qual foi planejado para o mês de outubro por causa que há a comemoração do dia das crianças, por isso foi elaborado um pequeno projeto que durou três semanas com diversas atividades como: degustação de sacolés, história do Mágico de Oz, pintura com bolinhas de gude, culinária divertida- cupcakes de chocolate, brincadeiras, dinâmicas, entre outras.
As fotos são de todas as etapas da realização dos cupcakes de chocolate na nossa turma, que foram planejados como muito carinho para que o momento fosse agradável, motivador e que possibilitasse aprendizagens únicas na turma.
Foi motivador ver os olhos das crianças fazendo os cupcakes, além deles perceberem que de forma coletiva eles conseguem realizar uma culinária gostosa. Também foi muito importante notar, que cada instante eles vivenciaram inúmeras descobertas. Os cupcakes foram pensados para proporcionar uma manhã repleta de alegrias e bem lúdica. Espero que cada um leve em seus coração, essa linda lembrança dos cupcakes de amor.
Projeto: A galinha e os números
Professora Sílvia B. S. Klassamann
O projeto foi desenvolvido para as crianças aprendessem os números e quantidades de forma lúdica, por este motivo, foi contada uma história em que uma galinha colocava ovos no ninho, e cada dia ela colocava mais um ovo, até chegar no número 9. As crianças desenhavam o que a galinha fazia todos os dias, brincaram com a história na rodinha, contavam a sequência da história e também participaram de diversas dinâmicas que abordaram a contagem dos números de diferentes formas.
É importante mencionar que no momento em que a galinha colocou o último ovo, foi contada uma outra história para finalizaria o projeto, a referida história foi da Galinha Ruiva. Então, consequentemente em outro momento realizamos uma culinária do bolo de milho da Galinha ruiva, para que vivenciassem na prática o contato com quantidades e a realização de uma receita de bolo.
E assim, foram incentivados a relacionar quantidades, observar medidas, peso dos alimentos de uma forma coletiva, construída através da cooperação e socialização.
A atividade foi muito prazerosa e os alunos realmente colocaram a mão na massa, pois os alunos participaram de cada etapa do bolo, desde a quantidade dos ingredientes até a degustação do bolo que foi realizada após o almoço da turminha. Então, este projeto foi muito divertido e culminou com uma atividade prática, a qual os alunos foram motivados a relacionar e relembrar tudo o que foram aprendendo no decorrer do projeto.
Projeto; Páscoa- Educação Infantil- Manhã
Professora Sílvia B. S. Klassamann
O projeto foi pensando para propor uma reflexão sobre o verdadeiro significado da Páscoa, através da realização de atividades que fizessem com que os alunos conhecessem de onde surgiu essa data e porque ela é comemorada por diferentes povos. A turma também pode entender quais são os símbolos da Páscoa e o que eles simbolizam. Além disso, tiveram contato com um coelho (um colega trouxe para visitar a nossa escola), caça as cenouras, escutaram diversas histórias de Páscoa, além de aprenderem o real e verdade significado desta data.
Projeto: Identidade- Eu sou um Tesouro
Educação Infantil- Manhã
Professora Sílvia B. S. Klassamann
As
atividades desenvolvidas na educação infantil devem possibilitar o
desenvolvimento da criança como um ser integral, crítico e agente do seu
processo de aprendizagem. Sendo, assim o Projeto Identidade foi pensado para
que propicie a construção da identidade a partir das relações estabelecidas em
sala de aula, pois as interações que a criança estabelece em seu meio social
irá ampliar seus conhecimentos em relação a si mesmo e aos outros.
A metodologia adotada teve um caráter colaborativo e interdisciplinar, neste propósito vivenciaram diversas atividades que foram desenvolvidas ao logo do projeto tais como: análise da imagem deles em um espelho grande, confecção de uma carteira de identidade, pintura de seu autorretrato e dos colegas, história do nome, pintura da cor favorita, desenho da brincadeira que mais gostavam e da comida preferida, contorno dos corpos dos colegas no chão com giz, brincadeiras coletivas que identificassem as partes do corpo e órgãos, grafia do nome, dança com a borboleta azul (música das diferenças), entre outras.
Com o projeto a turma construiu uma identidade coletiva e individual, além de entender o respeito às diferenças de cada um e também foram construídos combinados da turma, que são regrinhas que deveriam ser seguidas pelo grupo sempre tendo em vista a melhor convivência da turma.
Então, esta é uma pincelada do que foi desenvolvido no decorrer do projeto Identidade, mas as fotos mostram as crianças, aprendendo, brincando, sendo felizes na nossa escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário